terça-feira, 21 de junho de 2011

Sob suspeita concurso C-149 da Polícia Civil

No último dia 18, no Caderno Poder, do Jornal O Liberal, revelou um estranho esquema de nomeação de concursados aprovados no Concurso Público C-149 da Polícia Civil, realizado em 2009. Entre as irregularidades denunciadas, a nomeação indevida de delegados, para vários municípios do Estado.
Segundo o Edital nº 01/2009-SEAD/PCDA, o Concurso C-149, ofertou 50 vagas para o cargo de Delegado. No entanto, ao ser homologado em outubro de 2010, o concurso dava como aprovadas 58 pessoas (oito a mais do que determina o Edital).
Entre essas oito nomeações a mais está o nome de Fernando de Souza Rocha, que, logo em seguida, isto é, em 25 de abril deste ano, foi nomeado para o cargo comissionado de Titular de Delegacia. Fernando Rocha é filho de Luiz Fernandes Rocha, atual secretário de Segurança Pública do Estado. 
O Liberal também revela que vários candidatos foram nomeados sem que tivessem participado de todas as fases do certame, ou com notas abaixo do mínimo exigido. Entre eles, parentes de autoridades influentes no Estado, como juízes, desembargadores e secretários de Estado.
Comparando os sobrenomes desses candidatos, há uma candidata chamada Adriana Barros Norat, que possui o mesmo sobrenome do juiz da 12ª Vara Cível de Belém, Álvaro José Norat de Vasconcelos. Outros três são possivelmente parentes do desembargador do Tribunal de Justiça do Pará, José Maria Teixeira do Rosário. São eles: Arthur do Rosário Braga, Flávia Oliveira do Rosário e Ricardo Oliveira do Rosário. Consta também um candidato chamado Brivaldo Pinto Soares Neto, que tem o mesmo sobrenome de um ex-delegado Geral de Polícia, chamado Brivaldo Pinto Soares. Suspeita-se, até, que o Tribunal de Justiça do Estado (TJE) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) tenham decidido beneficiar somente alguns candidatos.
Para a Associação dos Concursados do Pará, não existe ilegalidade quando o governo convoca mais concursados aprovados do que foi inicialmente ofertado. Especialmente em áreas como a de Segurança, onde é reconhecidamente grande a necessidade de servidores, especialmente de delegados. No entanto, é preciso averiguar se os critérios, adotados para essas convocações, estão de acordo com o Edital do concurso.
Por isso, a Asconpa realizará ainda esta semana, reunião com um grupo de concursados, aprovados além das vagas ofertadas, que reivindicam o mesmo direito à nomeação.
Quanto às aparentes irregularidades nas contratações das pessoas citadas pelo O Liberal, a Associação dos Concursados do Pará encaminhará pedido de explicações às autoridades competentes.

8 comentários:

Alexandre disse...

Ninguém pode ser prejudicado para menor como o edital mostrou 50 nomeações e apareceu 58 nomeações, melhor para todos, o que eu quero discutir e a nomeaçao dos outros concursos, veja o quadro.

Número de Publicação: 245494

Errata da Publicação: 244844



Órgao: SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCACAO

Modalidade de Admissão: Temporário

Ato: CONTRAT0

Data de Admissão: 10/06/2011

Admitidos:


Nome do Servidor Cargo do Servidor Término Vínculo Observação

MARINALVA DA SILVA FREITAS PROFESSOR/SOME 06/12/2011 CONTRATO 505/2011-CAMETA
RODRIGO FONSECA MARQUES PROFESSOR 06/12/2011 CONTRATO 506/2011-CAMETA

Ordenador: WALDECIR OLIVEIRA DA COSTA


Essa é só uma parte da falta de gestão, em quanto os concursados aguardam, esse governo chama temporário para professor, vamos nomear os concursados tanto falaram na campanha pela moralização do serviço público, agora o que vejo é o cabide de emprego na educação e na saúde, onde estamos observando professores temporário não indo para sala de aula, sao áreas prioritárias para ter servidores efetivos para melhorar o atendimento.
EDMILSON MORALIZOU A PREFEITURA NA ÉPOCA, ANA JULIA MORALIZOU O GOVERNO NA ÉPOCA, MAS ESSE GOVERNO QUE MORALIZAR OS AMIGOS DELE

Anônimo disse...

ANA JULIA O QUÊ? TÁ MALUCO RAPA? ELA SACANEOU O QUE PODE COM OS CONCURSADOS E ENCHEU DE TEMPORÁRIOS A SEDUC. NÃO VIAJA.

LUCIENE disse...

Graças à Deus aconteceram as NOMEAÇÕES DO CONCURSO DO OPHIR LOYOLA, saiu hoje (21/06/2011) no Diario Oficial do Estado.

Anônimo disse...

Fala sério rapaz,onde Ana Júlia moralizou alguma coisa.Comeu manga com febre?

Maria Pinheiro disse...

Sobre a questão da polícia civil
O Liberal veiculou uma matéria em seu jornal dia 20/06/2011, no caderno Poder, pag.04,com uma possível correção de " uma inverdade "e pede até desculpa pela matéria dizendo que as pessaos citadas tem conduta exemplar no exercício de suas profissões e que não concorda com o que foi mandado pelo leitor.Onde está a verdade,essas pessoas fizeram o concurso,passaram,tiraram nota suficiente para serem aprovadas e classificadas.Como anda realmente a conduta de nossas autoridades.

Anônimo disse...

ví a notícia no Jornal "O liberal" SE RETRATANDO sobre as falsas acusações veiculadas nesse jornal e acho que isso foi o mínimo que eles puderam fazer para voltar atrás em uma conduta irresponsável como essa.
Conheço o trabalhos desses juízes e Desembargadores e essas acusações são "GOLPES BAIXOS", feitos por pessoas irresponsáveis que, sequer, tem coragem de dar a cara à tapa e ficam aí fazendo FALSAS ACUSAÇÕES para tentar sujar o nome de pessoas com conduta ilibada, unicamente, para criarem uma falsa justificativa para suas derrotas pessoais.

Anônimo disse...

ACHEI MUITO ESTRANHA ESSA "RETRATAÇÃO" DO JORNAL LIBERAL.
AO QUE PARECE, ELES FORAM AMEAÇADOS PELAS AUTORIDADES SUSPEITAS DE BENEFIAREM ARENTES NO CONCURSO DA POLICIA CIVIL.
ACHO QUE AGORA CABE UMA INVESTIGAÇÃO MAIS APROFUNDADA NESSA QUESTÃO.
E QUE SEJAM DENUNCIADOS EM INSTÂNCIAS SUPERIORES.

lizandra matos disse...

se alguém não tem coragem de falar o nome.... eu tenho:o que é estranho é porque não chamaram todos os sub judices para participarem da ultima e seguna fase do certame (academia)?
porque somente estes 20 foram chamados? e porque posteriormente a "ordem" suspensão da nobre desembargadora chamaram e nomearam mais 2 para participarem do certame (tenho tudo registrado)? comprova-se pela conferencia das datas das liminares dadas pelo tribunal, oficios expedidos (em carater de urgencia) para a secretaria de administração do estado para fazer cumprir imediatamente a "ORDEM" do desembargo. estranha-se porque a alta corte do judiciário tinha interesse junto com a PGE suspender tais liminares dadas por pessoas ilibadas mesmo em 1º grau, porque não foram aceitas Liminares de juízes em 1º grau e as de 2º grau não foram questionadas? porque o interesse em suspender todas as liminares.....Liminar pelo que sei não é pra ser discutida e sim cumprida..essas pessoas nem fizeram todas as fases do certame e estão quase sento empossadas. ABSURDO! SE querem punir tem q encontrar o culpado de tudo isso. Tem que estar no poder para decidir e não impedir que seus colegas dêem decisões favoráveis á pessoas que tenham direito a continuar no certame.... cerceamento de defesa ás partes, pois inclusive chamaram algumas pessoas para participarem da prova oral e pularam a fase para chamar as outras para particupar da acadepol.. MAIS ABSURDO AINDA!!!