domingo, 20 de maio de 2012

SESPA e SEAS: Aprovados em concursos públicos terão Sessão Especial na Alepa

Será realizada nesta segunda-feira, dia 21 de maio, às 9 horas da manhã, a Sessão Especial da Assembleia Legislativa do Pará - Alepa, para debater a demora nas nomeações dos aprovados nos concursos públicos promovidos pela SESPA e pela SEAS.
Solicitada pelo deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL), atendendo a pedido da Associação dos Concursados do Pará, a Sessão é mais uma oportunidade que os concursados terão para pressionar a administração pública estadual, para que, em vez de contratar temporários, nomeie os aprovados nos concursos públicos C-150 e C-153, respectivamente, pela Secretaria de Estado de Saúde Pública - SESPA e pela Secretaria de Estado de Assistência Social - SEAS.
Concurso Público Sespa C-153
Realizado em 2010, este concurso classificou um total de 4.606 candidatos dos três níveis de escolaridade, para diversos cargos, entre eles, Administrador, Arquiteto, Assistente Social, Biólogo, Psicólogo, Sociólogo, Enfermeiro, Agente Administrativo, Agente de Portaria, etc.
Conforme previsto no edital do concurso, os classificados, uma vez nomeados, seriam lotados nas 13 Regionais de Saúde da Sespa, localizadas em todo o Estado, além dos hospitais regionais de Salinópolis (107), de Tucuruí (972), de Conceição do Araguaia (99), de Cametá (204) e Abelardo Santos, em Icoaraci (34).
A homologação do concurso foi publicada na edição nº 31.650, do Diário Oficial do Estado, veiculada no dia 22/04/2010. No dia 13 de março deste ano, o governo prorrogou o concurso por mais dois anos.
Concurso Público Sedes C-150
Este concurso foi também realizado para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva da Sedes (atual Seas), classificando 976 candidatos para cargos dos níveis superior, médio e fundamental.
Para o nível fundamental foram aprovados 92 candidatos para o cargo de Motorista. Já para os cargos do nível médio, foram ofertadas 102 vagas para o cargo de Assistente Administrativo (sendo 94 para Belém; 5 para Santarém, Altamira e Itaituba; 2 para Breves e Soure; e 1 para Tailândia); 207 vagas para o cargo de Assistente de Desenvolvimento Social (sendo 202 para Belém; 4 para Santarém, Altamira e Itaituba; e 1 para Tailândia). Para o cargo de Assistente de Informática, foram ofertadas 28, todas para Belém. Além de 54 vagas para o cargo de Técnico em Enfermagem, com atuação em Belém.
Para cargos de nível superior foram aprovados ao todo 493 candidatos, entre eles: Enfermeiro, Fisioterapeuta, Médico, Nutricionista, Sociólogo, Psicólogo, etc. Parte deles, alocados nos cargos de Técnico em Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social e de Técnico em Gestão Pública, com lotação prevista para os municípios de Belém, Breves, Soure, Tailândia, Santarém, Itaituba e Altamira.
Temporários
Tanto na Sespa, quanto na Seas, as contratações de temporários são frequentes e já passam 9.000 pessoas. O dobro da quantidade de concursados classificados nos dois certames.
Muitas dessas contratações sequer são publicadas no Diário Oficial do Estado, pois são feitas pelos próprios diretores de hospitais, que pagam os salários dos contratados com notas de empenho.
Para a Sessão Especial, foram convidados o secretário de Saúde, Hélio Franco, a secretária de Assistência Social, Maria Alves dos Santos, representantes dos conselhos de classe e sindicatos, além de promotores do Ministério Público do Estado.

11 comentários:

Anônimo disse...

Que tudo se resolva de forma democrático e que se chegue a uma solução e esta situação.
Parabéns Emilio e todo seus companheiros.

Thalita Helen disse...

Claro que desejo a justiça para os aprovados nos certames citados. Mas não devemos esquecer das nomeações que ainda não foram feitas do concurso realizado pela SESPA em 2008. "Primeiro os primeiros!".

Thalita Helen disse...

Mas não devemos esquecer das nomeações que ainda não foram feitas do concurso realizado pela SESPA em 2008. "Primeiro os primeiros!".

Thalita Helen disse...

Mas não esqueçamos que ainda há nomeações a serem feitas, do concurso realizado pela SESPA em 2008.

Anônimo disse...

a sedes precisa de assistentes socias. Muita gente saiu e outras estão perto da aposentadoria. So vão bater ponto e ler jornal. Nao trabalham mais faz tempo. Nao pela idade, mas por desidia mesmo.A ssistencia desse estado está no completo abandono.

IndiaBranca disse...

E os concursados do C-131 como ficam?

Anônimo disse...

Nao tem havido nenhum retorno sobre o concurso do IEC. Tenho postado questoes ainfa sem respostas, tais como: que açoes estso previstas e se algum colega ja entrou com o mandato. Precisamos persistir... e nosso direito.

Helena disse...

Gostaria de saber qual foi o resultado da reunião do dia 21/05 com a Assembleia Legislativa.

Anônimo disse...

E as cabides de emprego da SESPA???Quando vão expulsar os corruptos do HOSPITAL ABELARDO SANTOS???? Quando os concursados terão o que é seu de direito????
Dr. Hélio Franco, tenha vergonha na cara e tome providências já. Chega de temporários e sangue-sulgas na saúde pública. FORA CORRUPTOS. Parem de usar o dinheiro da saúde pra fazer "festinhas"!!

Orlando Silva
Icoaraci

Anônimo disse...

Emílio será que tenho chance de ser chamada fiquei na 138ª colocação para agente de portaria 1° CRS concurso sespa c-153?

Anônimo disse...

Denise Silva

Emílio será que tenho chance de ser chamada fiquei na 138ª colocação para agente de portaria 1° CRS concurso sespa c-153?