quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Candidatos classificados lutam por nomeações

Meses de estudo, dedicação, boa pontuação em provas e classificação em concursos não garantem a nomeação de quem sonha com a carreira no serviço público. Não no Pará.
Alguns concurseiros enfrentam problemas para chegar até a nomeação. Segundo a Associação dos Concursados do Pará (Asconpa), os casos de quem "briga" para ser chamado são muitos.
No concurso C-153 da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), por exemplo, dos 4.800 classificados, apenas 800 tomaram posse. O concurso foi aberto em 2010 e ofertava vagas apenas para cadastro de reserva, mas perdeu a validade em abril deste ano. Segundo José Emílio, presidente da Asconpa, uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público a pedido da associação garantiu novas nomeações para os cargos de enfermeiros, assistentes administrativos e agentes de portaria. "Estamos esperando apenas uma resposta do Governo, enquanto isso, a administração pública continua contratando servidores temporários, comissionados ou prestadores de serviço", questiona.
Segundo a Asconpa, os principais certames que ainda estão válidos, de acordo com o período divulgado no edital são: Câmara Municipal de Belém, Câmara Municipal de Ananindeua, Prefeitura de Ananindeua (001/2012), Secretaria de Estado de Educação (Seduc) C-167 e Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa). Nesses casos, os aprovados terão que ter paciência para continuar aguardando a nomeação.
"O Governo do Estado promete nomear até o final deste ano apenas 54 professores, dos cerca de 550 que ainda estão aguardando, apesar de aprovados no cadastro de reserva. No caso da Fapespa, o Governo nomeou, em outubro, 35 pessoas, dos 86 aprovados no certame. As próximas nomeações não estão na agenda do governador Simão Jatene", informou.
No caso de certames municipais, Emílio destaca a validade dos concursos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Secretaria Municipal de Economia (Secon), Secretaria Municipal de Administração (Semad), Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Fundação Papa João XXIII de Proteção Social (Funpapa) e Fundação em Educação Ambiental (Funbosque) e Secretaria Municipal de Educação, que possui dois concursos em aberto, para professores e pedagogos (001/2011), e para cargos dos níveis médio e superior (001/2012).
O presidente da Asconpa acusa ainda a existência de pendências relativas aos certames de prefeituras, como Parauapebas, Acará, Castanhal, Salinópolis, Curuçá e Vigia de Nazaré.
Em todos os casos, José Emílio esclareceu que já contatou Estado e Município. "Nós temos uma proposta para resolver este problema, que aliás já foi apresentada ao governador Simão Jatene e ao prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho. Para nós, era preciso incluir sindicatos, associações, Ministério Público e Defensoria Pública na condução dos certames para garantir a lisura e as nomeações de todos os aprovados", enfatizou.

Nenhum comentário: