terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Sintepp pede à Justiça que revogue determinação favorável às nomeações de professores

Na contra-mão da luta em favor das nomeações dos concursados, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), protocolou, no último 21 de janeiro, no Tribunal de Justiça do Estado, pedido para que o juiz da 1ª Vara de Fazenda Pública da Comarca de Belém, revogue a tutela antecipada concedida para a substituição de professores em desvio de função, por aprovados no concurso no Concurso Público C-167. No pedido, o sindicato alega que o governo já teria nomeado 550 professores aprovados no concurso, 48 além das vagas ofertadas.
O concurso foi promovido há quatro anos pela Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), para a modalidade Educação Especial e ainda conta com um grande contingente de aprovados no cadastro de reserva.
A ação do Sintepp está provocando a indignação em centenas de professores aprovados no cadastro de reserva do concurso, que lutam insistentemente para que o governo amplie o quadro de docentes na Educação Especial, visando sobretudo, atender a necessidade de mais profissionais na Modalidade.
Para o presidente da Associação dos Concursados do Pará, professor José Emílio Almeida, a atitude do Sintepp é paradoxal e contraria dados da Asconpa, que revelam a necessidade de novas nomeações de professores para atender classes de Educação Especial, sobretudo em Belém e Santarém, onde a demanda de alunos tem se reduzido devido ao baixo efetivo de professores especialistas. "Sem dúvida, o sindicato está agindo ao lado do governo, que precariza a Educação pública, sobrecarregando os poucos docentes existentes no quadro efetivo da Educação Especial da SEDUC e, com isso, afastando os alunos das salas de aula", protesta Emílio.
Ainda para o presidente da Asconpa, a ação do Sintepp é inadequada e envergonha seus filiados. “Um sindicato que no passado defendia apenas os interesses da classe trabalhadora, sempre enfrentando com coragem as tentativas de coerção dos inquilinos do poder sobre a categoria, é hoje subserviente ao governo”, lamenta o professor.
A expectativa agora, é de que a Justiça indefira o pedido, mantendo a determinação que obriga a SEDUC a nomear os concursados.

Um comentário:

Prof. Esperança disse...

A pergunta é simples porque o Sintepp e está advogando para o governo? devemos refletir o SINTEPE no mínimo deveria ficar Imparcial visto que as pessoas que pleiteiam seus direitos também são professores e tem o direito a sua nomeação, já que fizeram concurso para modalidade acima referendada . Fica esses pontos para reflexão de todos, abraços!!!!