domingo, 12 de março de 2017

Em Jacundá, concursados fazem protesto para cobrar homologação de concurso público


A Associação dos Concursados do Pará realizou na última sexta-feira (10), uma barulhenta manifestação de protesto em Frente à Prefeitura de Jacundá, no sudeste do estado.
Os concursados reivindicam a homologação de certame realizado em 2016, que aprovou 422 candidatos e foi realizado após acordo celebrado entre a Prefeitura de Jacundá e o Ministério Público do Estado. Há mais de 10 anos, Jacundá não promove concurso público.
Durante a manifestação, vários concursados, fazendo uso do microfone, falaram das suas angústias pela possibilidade de o concurso ser anulado, conforme pretende o prefeito eleito nas últimas eleições, José Martins (PMDB).
Para os aprovados, não há razão para anular o certame, que teve todos os problemas ocorridos durante as provas, devidamente corrigidos pela banca que coordenou o concurso. Afinal, todos pagaram inscrições, investiram em cursos preparatórios e se esforçaram ao máximo para alcançar a aprovação.
O que todos sabem, no entanto, é que as disputas políticas na região, entre o prefeito que entrou e o que saiu, são a única razão para que os concursados estejam sendo prejudicados.
Em vista disto, a Asconpa, através do advogado César Machado, já deu entrada em em Ação Ordinária, com pedido de obrigação de fazer, para que o concurso seja validado e homologado. Na ação judicial, a associação pede ao Judiciário também, a inclusão da lista do cadastro de reserva e a nomeação de todos os aprovados.
O concurso ofertou vagas para cargos dos três níveis de escolaridade, entre os quais: Auxiliar de Serviços Gerais; Auxiliar de Serviços Urbanos; Auxiliar Administrativo; Agente Municipal de Trânsito; Tradutor/Intérprete de Libras; Técnico em Enfermagem; Médico; Enfermeiro; Professor Séries Iniciais; Professor nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Educação Física, Artes, Inglês, Espanhol, Engenheiro Civil, Psicólogo, Assistente Social, Nutricionista e Fisioterapeuta.
Para o presidente da Associação dos Concursados do Pará, José Emílio Almeida, "a manutenção do certame é de extrema importância para garantir que os candidatos aprovados não sejam prejudicados, uma vez que os chamados vícios, não comprometem a lisura do certame".
Os concursados de Jacundá já estão programando uma nova manifestação para o dia 13 de abril, quinta-feira, às 9 horas da manhã, no mesmo local.

Nenhum comentário: