quarta-feira, 14 de junho de 2017

Seduc não convoca concursados, mas fará PSS para Educação Especial

Uma publicação escondida no cantinho inferior direito da página 96 da edição nº 33.395, do Diário Oficial do Estado, veiculado nesta quarta-feira, dia 14 de junho, informa que a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) está "tornando pública" a abertura de Processo Seletivo Simplificado (PSS), para a modalidade Educação Especial.
De acordo com a publicação, uma comissão de avaliação, já nomeada, em maio deste ano, está responsável pela captação dos currículos dos "interessados" e fará a "seleção". As inscrições serão gratuitas e começam a partir , a partir do dia 21 de junho, através do site da SEDUC.
A abertura deste PSS revela o que já sabem, todos os aprovados no Concurso Público C-167, promovido pela SEDUC em 2012: o governo mente quando diz que não há necessidade de novos professores na Educação Especial. E o governo não tem apenas necessidade, tem recursos para pagar os salários de novos servidores.
"O que o governo não tem é respeito pela população que, confiando na seriedade do concurso público, ofertado há cinco anos, pagaram inscrição e investiram na preparação para conseguirem a classificação", denuncia o presidente da Associação dos Concursados do Pará, José Emílio Almeida.
Uma ação civil pública, ajuizada pelo Ministério Público do Estado, determinando a nomeação destes concursados, com pagamento de multa, em caso de descumprimento, foi ignorada pelo Estado.
Para a Asconpa, "tanto o governador do Estado, Simão Jatene, quanto as secretárias de Administração e Educação, Alice Viana e Ana Claudia Hage, bem como o procurador-Geral do Estado, Ofir Cavalcante, afrontam a Justiça por saberem que não serão por isso punidos, como se fossem intocáveis. Se nada for feito contra mais esse insulto à Justiça".
No próximo dia 20 de junho (terça-feira), às 9 horas da manhã, os concursados farão uma manifestação de protesto em frente à Secretaria de Administração do Estado (SEAD), para cobrar as suas nomeações.

Nenhum comentário: