terça-feira, 21 de novembro de 2017

EBSERH: concursados protestam contra demora nas nomeações

Indignados com a demora nas nomeações, dezenas de aprovados no Concurso Público promovido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) realizaram, na manhã desta terça (21), uma barulhenta manifestação de protesto em frente ao Hospital Barros Barreto, em Belém.
Ao todo, 815 vagas foram ofertadas e preenchidas, por candidatos de níveis médio, técnico e superior, com lotação no Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA), que inclui os hospitais Bettina Ferro (HUBF) e João de Barros Barreto (HUJBB), em Belém. O concurso foi homologado em fevereiro deste ano.
A manifestação contou com total apoio do Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Pará, o SINDTIFES.
Durante a manifestação, os concursados fizeram diversas denúncias contra a EBSERH, que tem feito reiteradas contratações de temporários, sem considerar a existência de concursados aguardando chamada.
Para o presidente da Associação dos Concursados do Pará, José Emílio Almeida, "não faz nenhum sentido a EBSERH ignorar os concursados, alegando falta da recursos, se existe verba suficiente para nomear todos os aprovados, inclusive parte do cadastro de reserva". Todas as contratações de temporários feitas pelos hospitais, ocorrem através de convenio com a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP), "sem nenhum respeito aos aprovados no concurso, que são obrigados a esperar pelo encerramento da validade do certame, enquanto outras pessoas são contratadas para as suas vagas", afirmou Emílio.
Segundo Ângela Azevedo, coordenadora-geral do SINDTIFES, "é perfeitamente possível que a EBSERH convoque logo todos os aprovados no concurso, pois além da imensa demanda de serviços, faltam servidores nos hospitais".
No próximo dia 29 de novembro (quarta-feira), às 9 horas da manhã, os concursados voltam ao hospital para uma reunião com o superintendente, Paulo Amorim. Na ocasião os concursados farão uma nova manifestação.

Nenhum comentário: